Costumamos afirmar que o aluno deste século precisa ser instigado
a ser o protagonista de sua aprendizagem, formando sua própria opinião. Mas
será isso possível?
Um aluno só conseguirá ser o protagonista da sua aprendizagem se
tiver desenvolvido o pensamento crítico. Isso porque esse é o alicerce para
exercitar esse questionamento, portanto a família e a escola precisa estimular
a reflexão na criança, de modo que ela tire as suas próprias conclusões de
assuntos abordados.
Como exercitar
a reflexão
E como os alunos podem criar a sua própria opinião sobre teorias e
fatos, se não foram acostumados a pensar criticamente sobre a forma de pensar e
sobre a atitude presente na gênese dessas teorias?
O ensino não pode se restringir apenas a preparação dos estudantes
para alcançar uma vaga em um curso de faculdade, mas deve
amadurecer o pensamento através do exercício da crítica e da interpretação dos
fatos.
Os professores podem, de muitas maneiras, instigar esse pensamento
crítico nos alunos como, por meio da curiosidade, da incerteza e da dúvida, de
forma a promover discussão crítica por meio de debates, onde acaba por
propiciar argumentos contra e a favor. O professor ainda pode mostrar aos
alunos que ninguém tem como garantir que o que está sendo afirmado ali é
verdadeiramente certo.
Portanto, se o aluno perceber e conseguir se convencer de que está
realmente certo, ele vai se apropriar com convicção, sabendo usar em toda
situação o que aprendeu. Mas caso discorde, poderá dar um novo rumo ao que, até
aquele momento, ele tinha como correto.
Protagonista da
aprendizagem
Usando da didática acima citada, o professor desenvolverá a
crítica nos alunos, propiciando assim a participação ativa em suas aulas,
formando opiniões e transformando os alunos protagonistas da sua própria
aprendizagem.
Esses exercícios precisam ser estimulados pela família também.
Quando os pais respondem “Já disse que não e pronto!”, “Não vai porque não
quero”, acabam inibindo o desenvolvimento de pensamento crítico em seus filhos
e como consequência, eles propiciam o comportamento automático na criança.
Pensamento
crítico: oportunidade para a vida toda
Instigar o pensamento crítico não é importante apenas no período
escolar, mas pela vida toda. Quando um ser humano tem um pensamento crítico
ativo, ele possui um grande diferencial em situações que devem agir com
conformidade entre a moral e a ética.
Então, além da participação em sala de aula é importante a escola
promover a expressão do pensamento individual nas avaliações também. A partir do
que a aluno expressa com liberdade a sua forma de entendimento em relação ao
que está sendo abordado na avaliação, o professor conseguirá avaliar se o aluno
está ou não aprendendo.
Outra forma de estimular o senso crítico nos alunos é por meio de
trabalhos em grupos e individuais, onde abordasse ao final, o item
“Considerações finais” para que assim eles possam exprimir as suas opiniões
sobre o assunto e por documentários.
A construção da opinião deve ser calcada através do conhecimento
de diferentes realidades e da comparação de situações, por isso é de suma
importância o acesso a informação sobre outras realidades para que através da
análise dos fatos chegue-se a uma conlusão. Não é à toa pessoas que viajam
muito acabam desenvolvendo uma maior facilidade em comparar realidades, quando
um indivíduo tem contato com diferentes formas de viver a mente se abre para a
análise e a visão abrange novas ideias.
Sem contar que o aluno quando possui um senso crítico, sabe onde
quer chegar e lutará para alcançar essa meta.
Dafna Obadia – é escritora e
assistente virtual paraense, cursou Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa /
Língua Inglesa) na Universidade Anhanguera.
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