A infância é o momento que dá base da
aprendizagem do ser humano, por isso, a atuação da família e escola é
extremamente importante, porém, a realidade da educação infantil, especialmente
no Brasil, é cheia de dificuldades que determinam a evolução da qualidade do
ensino.
A educação infantil e o sistema de saúde são alguns
dos pontos mais relevantes na estrutura de uma sociedade, por serem
extremamente importantes para o indivíduo.
Na saúde, o atendimento e acompanhamento pelo pediatra desde o nascimento. No
caso do ensino, deve acumular
conhecimento de diversas áreas, para que a criança obtenha uma absorção
essencial para a sua formação. Não somente de matérias vive a educação
infantil, mas sim, de um processo interdisciplinar, feito especialmente na
troca de informações entre pais (família) e educadores. Mas, se isso ocorre,
por que o ensino infantil ainda falha tanto? Quais são os principais desafios?
As
dificuldades do processo de ensino-aprendizagem
Não só no Brasil, mas no mundo todo, o principal
desafio da educação infantil é consolidar o processo de ensino-aprendizagem com
uma boa qualidade, através de métodos educacionais eficazes. O problema todo se
inicia com fatores essenciais para a educação: a qualificação dos profissionais,
a valorização dos profissionais e o entendimento e participação dos pais.
A
qualificação do profissional da educação infantil
O problema com qualificação dos profissionais se
dá, em maior parte, com o currículo de faculdades que não trabalham uma
preparação eficiente dos profissionais que irão atuar na educação infantil. É
claro que existem diversos cursos e muito deles podem preparar o profissional
do ensino, no entanto, o desenfreio e a falta de uma regulamentação maior
prejudica o controle dos cursos
superiores.
A falta de fiscalização dos profissionais da
educação, especialmente do ensino público, dá margem para uma divergência muito
grande na forma de educar. Embora os professores, a escola e a equipe técnica
deva ter autonomia no seu trabalho, o plano de ensino para a idade infantil,
com as disciplinas e os métodos de ensino-aprendizagem deveriam ser mais uniformizadas,
para contemplar, principalmente a escolas mais distantes, as crianças
portadoras de deficiência e outras situações especiais.
A
valorização do profissional de educação
Aliado a isso, a falta de valorização do
profissional é um fator que dá mais ênfase a essa dificuldade do ensino
infantil, no entanto, há ainda mais um fator que contribui fortemente para que
haja mais desafios neste processo: a participação da família de forma ativa na
educação.
O fator da família pode esbarrar por diversos fatores:
a falta de tempo, a falta de conhecimento e outros. O diálogo entre escola e
família, especialmente no ensino básico, de acordo com pesquisas, é de muita
importância para o desenvolvimento do aluno.
Quando a família abandona o aluno, deixando apenas
o encargo para a escola, o processo não se completa, especialmente pela falta
de maturidade do aluno e, também, porque se sente desamparado.
Dafna Obadia