2 de fev de 2013

Caixa de leitura cachorrinho - PAP e moldes

Oiiiii gente....
 
Como prometido... quando nossa fanpage chegasse a 1500 "curtir" eu disponibilizaria os moldes e PAP dessa fofura!!!
 
Entãi... aí va ela!!!
 
(é quase a mesma postagem da oficina... então, se não entender alguma coisa... já sabe o pq!!!! rsrs)

 

 
Quem gostou? Eu achei que ficou muito fofo!!! rsrs

Mas, então.... bora aprender a fazer!!!???


(Coloquei as fotos agrupadas pra ficar menos fotos a serem carregadas!!!!)

 
Como fazer os pés???

Você vai precisar de 12 bolinhas de isopor de 35mm e 2 de 60mm.

Cada três bolinhas forma os dedos de um pézinho... tem que fazer o processo 4 vzes, certo?

para montar.. de uma das bolinhas corte com um estilete bem afiado uma tampinha de cada lado da bolinha e nas outras duas corte a tampinha de apenas um lado (foto 2)

Una as três colando com cola quente....


 
Após colar as três, corte um 'tampinha" do conjunto colado (um pouco mais da metade das bolinhas....)

Sabe aquelas beiradinhas que tem nas emendas da bolinha... vamos tirar para não marcar o EVA.... use uma lixa de unhas e lixe todo o contorno da bolinha... até sumir a emenda...


Na primeira foto.... os "dedinhos" sem as sobras de isopor.

 
Peque uma das bolinhas de 60mm e corte bem ao meio...

...depois corte uma tampinha da metade da bolinha....

(o risco com canetinha fiz para vocês verem onde é o meio.... tem que cortar, digamos que... metade da metade!!! rs

Cole os "dedinhos" na outra parte (tudo no isopor com cola quente, certo?)


Aqui... tem dois pézinhos.... mas lembre-se que são 4, certo?

Lixe o contorno da bolinha maior para ficar arredondado e não ficar marcado na hora de moldar o EVA....

Coloque o pézinho sobre algum suporte que seja redondo e menor que o pé...

aqueça um quadrado de EVA (usei cor de pele para fazer o cachorro) no ferro de passar....


(deixe o pézinho com os dedinhos virado para o lado de onde vai ficar sua mão.... para marcar bem os dedinhos)

Pressione o EVA aquecido contra o pezinho puxando para baixo.... aguarde algunhs segundos até o EVA esfriar e ficar no formato do pé!!!

Antes de cortar os excessos, cole o EVA modelado no isopor usando cola quente.... comece pelos cantinhos onde as bolinhas de isopor se juntam... cole bem para ficar bem marcado....

Use o excessos para puxar o EVA e colar bem esticandinho....

Depois de todo colado... corte os excessos.


Os 4 pézinhos vão ficar assim (por enquanto rsrs)


Passe cola instantânea somente no contorno em EVA do pé... e em seguida.... bem rapidinho... passe cola quente no isopor... e cole em outro retalho de EVA...


Apóie a "base" do pézinho sobre a mão... para que todas as beiradinhas sejam coladas.....

Recorte as sobras usando o cortono do pé como "gabarito.

Recorte uma tira de +- 29x0,5 cm para fazer o acabamento do pé....(no olho mesmo... não precisa medir largura... só não pode ficar muito larga!!!) e comece a colar pelo "calcanhar"...



Dê toda a volta no pézinho colando com cola instantânea... marcando bem onde estão os dedinhos....

Corte o excesso...

 
Para encapar a caixa..... (não tem moldes e medidas certas.... vai depender do tamanho da caixa que vc quer usar... essa que estou fazendo tem 25X20x9)

Então.... verifique qual a altura e todo o perímetro (contoro) da sua caixa corte uma tira (ou mais dependendo o perímetro da caixa) de forma que sobre 2cm de cada lado... por exemplo... minha caixa tem 9cm de altura... então minha tira tem 13 de largura.....

Comece a colar bem no meio da lateral mais curta da caixa (onde vai ser colada a cabeça e o rabo - assim a cabeça e o rabo escondem a emenda).


Se a tira for curta para dar toda a volta na caixa, recorte duas tiras de forma que a emendas fiquem bem no meio das lateriais mais curtas (onde vai ser colado a cabeça e o rabo).

Cole toda a beirinha (os 2cm que sobraram) com cola quente... virando-a para dentro....

Depois.... com a ponta da tesoura de um "pique" em cada canto do EVA para colar na parte de baixo (fundo da caixa)...


Após colar tudo para dentro (no fundo) verifique o comprimento e larrgura do fundo da caixa e corte um retangulo (ou quadrado) da medida da caixa e cole no fundo com cola instantânea unindo o retângulo às beiradinhas que já tinham sido coladas (das laterais).

 
Como fazer a cabeça???

Sombreie a cabeça (usei a tinta PVA TERRACOTA para sombrear EVA cor de pele).

Cole as orelhas por trás da cabeça de forma que as pontas fiquem viradas para fora....

Coloque um pingo de cola só na ponta da orelha...

e dobre por cima da cabeça.... colando só a pontinha....


Cole o nariz e faça as bochechas bem suaves com maquiagem....

Pinte os olhinhos como no PAP dos olhinhos....

Faça a luz nas orelhas e nariz com cola dimensional....

Fala dois pinginhos com a cola dimensional nas bochechas.....

 
Sombreie o acabamento dos pés com tinta PVA TERRACOTA e faça a marcação dos dedinhos com a mesma tinta... (use o pincel quase sem tinta... pra ficar só a "sombra" dos dedinhos e dar impressão de profundidade).


Sombreie o rabinho... dos dois lados, pois ambos vão aparecer na montagem da caixa....

Enrole o retalo de EVA de reforço dos pés em palitos de churrasco de +- 8cm deixando as pontas para fora.


Em cada canto da caixa encapada faça um furo usando um palito de churrasco ou palito de riscar o EVA....

Passe cola instantânea e cole os palitinhos que vão segurar os pés (a ponta do palito tem que ficar pra fora... +- 2cm sobrando para fora da caixa... onde vão ser colados os pés por fora!!!!)

Verifique qual a altura da caixa (por dentro) e corte uma (ou mais) tira que dê para fazer todo o contorno a caixa por dentro.... e cole com cola quente o EVA no papelão da caixa...

Deixe os cantos onde foram colados os palitos de reforço para os pés sem forçar a cola... pra não marcar e ficar arredondado....


 
Após colar todo o contorno.... faça o acabamento colando com cola instantãnea todo o contorno EVA com EVA que estará sem colar....

Faça um furo bem no meio do "peito do pé" usandoo palito de unhas (e riscar)

Passe cola instantânea por fora e cole na ponta da caixa (enfiando o palito do reforço no buraquinho).


 
Cole as 4 patinhas... deixando as duas de trás viradas um pouco para fora (veja foto pronta mais no finalzinho).

Cole a cabeça centralizada em uma das laterais mais curtas (escondendo a emenda do EVA que encapou a caixa)...

Na outra extremidade.... cole o rabinho... também escondendo a emenda....

 

Prontinho.....



´

Foi fácil? Ou difícil?

Espero que tenham gostado...

 
Aqui estão os moldes usados para essa caixa (amplie ou reduza para fazer em outros tamanhos de caixa)

Ah!!!! o tamanho das bolinhas também tem que ser mudados conforme a caixa!!!!

 
Certo?

 

Quem gostou.... deixa um recadinho!!!!
 
Bejitos!!!

10 comentários:

Ari Meu Cantinho do Eva disse...

Que linda essa caixinha, adorei a ideia, parabéns.
Bjs,fique com Deus e bom fim de semana.

Encantos Da Elda Artesanato disse...

Uma benção! Só preciso de paciência e tempoooo para fazer essas patinhas fofas! rsrsr
Muito obrigada! Amei!

Valéria Lara disse...

Oi Alessandra.
Muito obrigada por disponibinizar o pap desse cachorrinho.Adorei.
Vou fazer aqui em casa para as minhas meninas.
Com carinho Valéria

Puzzle Carinhoso disse...

Adorei e vou fazer logo, logo!!!!! Obrigada!!!!

Luana Matos Alves disse...

OII Ale que fofo hem ficou cut cut d+ muito obrigada viu,, Bjim LUH

Arte com Tati disse...

Oie Alessandra,

Muito Legal essa ideia....

Parab´nes!!

Já sou sua seguidora e estou te "curtindo".

Bjos fique com Deus!

Mitsy disse...

Uma idéia super legal,parabéns!!!!!

Morena Gatinha disse...

Que legal! Estou atualizando meu blog sobre educação http://amorenagatinha.blogspot.com.br/

bjus

"REALIZANDO SONHOS " disse...

amiga lindoooo parabéns amei .

arte para crianças disse...

Parabéns Alessandra , que idéia maravilhosa!
Vou fazer para minha sala de aula.Com essa idéia é possível fazer outros animais , não é?
Que Deus continue te abençoado para que vc continue compartilhando suas artes.Obrigada. Célia